terça-feira, 21 de setembro de 2010

O Brasil antes da República

*A Questão Militar
Durante o Império havia sido aprovado o projeto Motepio, pelo qual as famílias dos militares mortos ou mutilados na Guerra do Paraguai recebiam uma pensão. A guerra terminara em 1870 e, em 1883 o montepio ainda não estava pago.
O Contato com soldados argentinos e uruguaios semeou no exército brasileiro os ideais da República e a questão abolicionista.
Isso fez com que os militares se colocassem contra o Império e iniciassem a fomentar a República no Brasil.
*A questão Abolicionista
As principais leis que contribuíram para o fim da escravidão no Brasil foram:

1850, Lei Eusébio de Queiroz (extinguia o tráfico negreiro);
1871, Lei do Ventre Livre (os filhos de escravos seriam considerados livres, devendo aos proprietários criá-los até os oito anos);
1885, Lei dos Sexagenários (quando o escravo completasse 65 anos eles estariam libertos);
13 de Maio de 1888, Lei Áurea (abolição total da escravidão, assinada pela princesa Isabel, que substituía provisoriamente o Imperador).

A Questão Religiosa:
A questão religiosa consistiu num conflito entre a igreja e a monarquia dois bispos, D. Vital e D. Macedo Costa, que insistiram em aplicar no país determinações papais que não haviam obtido a aprovação (placet) do Imperador pois ,em 1864 foi criado a bula sylabeis onde o papa condena a maçonaria o imperador era maçom portanto vetou essa bula papal. Esse poder de veto imperial chamava-se beneplácito. Processados e condenados, o assunto serviu para afastar a igreja do trono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário